26 de novembro de 2014

INSS alerta aposentados e pensionistas sobre prazo para renovação de senhas

A
lerta é válido para quem ainda não fez a atualização este ano – Foto Ednilto Neves

Os aposentados e pensionistas da Previdência Social em todo o País devem fazer a renovação de suas senhas, nas agências bancárias, até o dia 31 de dezembro. O prazo vale para todos os beneficiários do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) que recebem seus pagamentos por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. O não comparecimento para renovar a senha acarretará na suspensão do pagamento do benefício até que o beneficiário compareça à agência para realizar o procedimento.

A renovação da senha é uma medida de segurança para o próprio usuário e é obrigatória. Para fazê-la é necessário que o aposentado ou pensionista compareça a agência bancária onde recebe seus pagamentos, munido de um documento de identificação com foto, que pode ser: Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, ou Carteira Nacional de Habilitação.

A Previdência Social possui, atualmente, 31,2 milhões de benefícios ativos, destes 1,4 milhão ainda não realizaram a renovação da sua senha. No Rio Grande do Norte esse número é de 22.751 segurados.

O chefe da Seção de Manutenção de Benefícios INSS/Mossoró, Carlos Lopes Ferreira, esclarece que essa renovação é feita anualmente, portanto se o beneficiário já realizou a atualização em menos de 12 meses não é necessário repeti-lo. “Algumas pessoas se confundem, mas estamos esclarecendo que a convocação é para quem não mudou a senha este ano”, informa.

PROCURAÇÃO

Os beneficiários que por motivo de doença ou que tenham dificuldade para se locomover e não puderem ir a uma agência bancária, podem realizar a renovação da senha por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS. Para fazer a procuração é necessário que o procurador compareça a uma agência da Previdência Social com a procuração e o atestado médico que comprove a impossibilidade de locomoção do beneficiário, além dos documentos de identificação do procurador. “Novamente quero ressaltar que aqueles que não renovarem suas senhas até 31 de dezembro deste ano terão seu pagamento interrompido até que efetuem a renovação”, alerta.

Visando incrementar a divulgação do prazo para a renovação das senhas nos bancos pagadores dos benefícios, a Seção de Comunicação do INSS/RN fechou parceria com a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais no Estado, que enviará cartazes para todas as agências bancarias dos municípios do interior, alertando aos segurados sobre a importância de realizarem a renovação da senha até 31 de dezembro de 2014.
Gazeta do OestePor: Portal NCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário